É um projeto de inclusão social com finalidade sócio-educativa-cultural, de cunho multidisciplinar, para jovens de baixo poder aquisitivo e que habitam em área de risco.
Criado em 2005, na Universidade de Brasília - Decanato de Extensão, o Projeto desenvolve, atividades para integração da Universidade com o ambiente externo, promovendo a inclusão social.
A bailarina e coreógrafa Edna Carvalho de Azevedo e a Professora Maria Mazzarello iniciaram o Projeto Educar Dançando, com o apoio da Universidade de Brasília, da Staatliche Ballettschule Berlin e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Atualmente, são atendidos pelo Projeto 70 jovens das comunidades da Estrutural, de Samambaia e Varjão. As oficinas são realizadas no Campus Central da Universidade de Brasília.
O Projeto Educar Dançando proporciona às crianças envolvidas vivência e prática em linguagem corporal e musical, com a preocupação permanente de estimular o jovem em seu desenvolvimento, para que ele possa conquistar seu espaço na sociedade.