O Projeto Educar Dançando começou em 2005 e, inicialmente contava com o apoio da Universidade de Brasília, da Staatliche Ballettschule Berlin e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, este último interrompido em 2008.
Em 2005 o projeto foi palco de grandes feitos, iniciamos nosso trabalho atendendo jovens de Samambaia. Nesse ano, representantes da Staatliche Ballettschule Berlin, Edna Carvalho de Azevedo e Olaf Höfer, nos prestigiaram com a sua presença, para a realização de workshops. Também esteve em Brasília Stefan Lux, coreógrafo de renome internacional, para criar e montar coreografia de música de Villa Lobos - O Trenzinho Caipira.
Em 2006, começa uma nova etapa. O projeto que atendia jovens de Samambaia é expandido, a pedido das Administrações Regionais (Prefeituras), a outras cidades do Distrito Federal (Estrutural e Varjão). Com isto, houve um aumento substancial no número de crianças atendidas, passando de 20 crianças para 40. Com este aumento, o grupo foi dividido em duas turmas. Também, além de oficinas e apresentações, para melhor integração sócio-cultural dos jovens, foram introduzidos no Projeto momentos de descontração e lazer, com a promoção de visitas a museus, exposições e exibição de vídeos.
Em 2007, o Projeto recebeu, mais uma vez, visita de representantes da Staatliche Ballettschule Berlin, as professoras Asako Horiguchi e Edna Carvalho de Azevedo que durante três semanas participaram das atividades, montando inclusive a coreografia de Marguerite Donlon - O Patinho Feio como parte das festividades em comemoração aos 45 anos da Universidade de Brasília, e em homenagem ao Presidente Juscelino Kubitschek.
Em 2008, inicia-se uma nova etapa do Projeto Educar Dançando, com a ampliação do número de matrículas (de 40 para 50), passando as oficinas a operarem três vezes por semana. Entretanto, a partir desse ano, o Projeto deixa de contar com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do DF, ocasionando dificuldades na realização de nossas atividades, principalmente na montagem de espetáculos.
O ponto alto de 2008 foi a ida de dois alunos e de uma estagiária do projeto para passar três meses em Berlim, com bolsa de estudo financiada pela Staatliche Ballettschule Berlin, Universidade de Brasília e outros incentivadores e colaboradores. Os jovens bailarinos aprimoraram seus passos de dança durante suas férias escolares do Brasil, apresentando excelente desempenho em Berlim, o que prova a qualidade do trabalho desenvolvido no Projeto Educar Dançando.
Os alunos Matheus e Glauber tiveram assistência especial na Staatliche Ballettschule Berlin; cursaram não somente diferentes disciplinas relacionadas à Dança, como também matérias teóricas e aulas intensivas de alemão. Depois da avaliação, a diretoria da escola os incentivou a continuar seus estudos em Berlim, o que não foi possível concretizar, devido à ausência de patrocínio para mantê-los na Alemanha.
Resumo de atividades de Matheus e Glauber em Berlim
Em 2009 foi mantido o mesmo programa de trabalho do ano anterior, com oficinas três vezes por semana - aulas de dança, música e condicionamento físico para as comunidades da Estrutural, de Samambaia e do Varjão.
Os eventos desse ano, por falta de apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, ficaram restritos a apresentações, por meio de convite, em eventos organizados por instituições que conheciam o trabalho do Projeto Educar Dançando (Universidade de Brasília e a Embaixada do Cabo Verde).
Em 2010 continuamos com o mesmo esquema de treino das crianças. Entretanto, os mais adiantados tinham oficinas diárias.
Em julho, dez crianças e monitores do Projeto foram beneficiadas com bolsa de estudo do XX Seminário Internacional de Dança de Brasília, frequentando aulas de dança clássica e alongamento com especialistas internacionais, e crianças do Projeto participaram do espetáculo final do Seminário. Promovemos também diversos espetáculos durante o ano e três workshops de metodologia da dança clássica para alunos da UnB.
Em Novembro, de oito a doze, participamos da X Semana de Extensão, SEMEX, da Universidade de Brasília com grande destaque e repercussão da Palestra "A formação em Dança na Alemanha Atual", Prof. Dr. Ralf Stabel, Staatliche Balletschule Berlin, Alemanha, organização de Edna Carvalho de Azevedo. Promovemos ainda quatro Oficinas de Dança, coordenação de Edna Carvalho de Azevedo para a comunidade interna e externa da UnB e do Distrito Federal e Exposição de POSTER, coordenação de Maria Mazzarello Azevedo.
Em 2011, duas crianças do Projeto seguiram para Especialização na Staatliche Ballettschule Berlin com patrocínio dessa Instituição e da UnB. Também, alunos e monitores do Projeto participaram do XXI Seminário Internacional de Dança de Brasília e crianças do Projeto participaram do espetáculo final do Seminário no Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Neste ano promovemos 04 workshops de metodologia da dança clássica para a comunidade interna e externa da UnB.
Em 2012 foi um ano de muitos pleitos para o Projeto. Recebemos doação de equipamentos e materiais esportivos da Embaixada da Alemanha; firmamos acordo com o Instituto Federal de Brasília (IFB) visando o intercâmbio técnico, cultural e científico entre IFB e Universidade de Brasília. Iniciamos a cooperação com a participação dos monitores em dois eventos, no Encontro, "Produção de Dança do DF: Algumas Propostas" e no Seminário Internacional: "A Dança Cênica e sua História". De 22 a 26/10, participamos da Semana Universitária da UnB, com exposição de banner e apresentação das crianças no Teatro de Arena.
O Projeto participou de eventos no XXII Seminário Internacional de Dança de Brasília, 8 a 29/10, onde crianças frequentaram oficinas de dança e alongamento, e Glauber Lucas Mendes Silva apresentou, brilhantemente, na Gala de Premiação, uma variação da "Criação" de Uwe Sholtz ".
Ainda este ano, com orgulho, soubemos das premiações de Glauber Lucas Mendes Silva:
Começando 2013 tivemos grande orgulho do "Grand Prix" e Medalha de Ouro concedido a Glauber Lucas Mendes Silva no Concurso de Ballet da Staatliche Ballettschule Berlin e da Medalha de Ouro no Concurso Internacional de Berlim - Tanzolymp 2013.
A continuidade do Projeto Educar Dançando é fundamental. As crianças e jovens envolvidos vêem um melhor futuro para eles e, o Projeto é referência em suas vidas.