Motivação

A criação do Projeto Educar Dançando foi motivada pela carência de programas com finalidade educacional, social e cultural para atender o jovem de baixo poder aquisitivo, excluído da sociedade. Programa sócio educativo cultural desenvolve no jovem seu potencial artístico, qualificando-o para o mercado de trabalho e ajudando-o a melhor exercer sua cidadania.

Esses jovens carecem de oportunidades de crescimento pessoal como o desenvolvimento de suas habilidades motoras, o sentido de percepção, a criatividade e a autoconfiança. Brincadeiras de outrora são consideradas ultrapassadas. O jovem, na sua maioria, permanece sentado passivamente diante da televisão ou do computador, dificultando seu desenvolvimento e crescimento natural. Eles não dispõem de local adequado para brincadeiras que usem o movimento do corpo e a comunicação verbal.

Seus familiares, em geral, não sabem da importância do movimento do corpo para o desenvolvimento infantil. Ademais, se alguns se dão conta deste fato através da mídia, não têem tempo e recursos financeiros, ou lhes falta a iniciativa para proporcionarem atividades recreativas/educativas para seus filhos. Resta a esses jovens permanecerem diante da televisão, que lhes proporciona distração, ou na rua, o que muitas vezes os induzem para outras atividades, com o risco de contato com a marginalidade.

Por essas razões, este projeto criou mecanismos alternativos compensatórios para esses jovens, numa tentativa de incluí-los socialmente, favorecendo-lhes atividades recreativas e dando-lhes mais oportunidades de desenvolvimento pessoal (físico, emocional, espiritual e intelectual) por meio de um trabalho coletivo, disciplinado, com metas e, principalmente, objetivos de superação pessoal.

Copyright © 2009/2010/2013 Projeto Educar Dançando - Todos os direitos reservados